1. Pagina inicial
  2. Risco e compliance
  3. Desenrola Brasil
  4. Desenrola Brasil | Eleições 2022

Desenrola Brasil

Episódio 1 : Eleições 2022

Neste primeiro episódio nosso time de especialistas do World-Check discutem o primeiro turno das eleições de 2022, delitos eleitorais e curiosidades que vão além dos candidatos caricatos que estamos acostumados a ver.

Escreva para gente!

Ficou com dúvida ou quer comentar algo sobre o que ouviu neste episódio? Escreva para gente!

  • 00:00:10:00 - 00:00:31:15

    Humberto Aleixo

    Bom dia, bom dia gente! Bem vindos ao primeiro episódio do nosso podcast Desenrola Brasil. Meu nome é Humberto, sou analista de pesquisa do World Check. Já estou aqui com o grupo há mais de dois anos. Moro aqui na África do Sul há quase dez e a gente vai falar um pouquinho aqui das eleições que aconteceram aí.

    00:00:31:15 - 00:00:49:02

    Humberto Aleixo

    Esta semana bem bem emocionantes. Enfim, até o último minuto. E aí eu tenho hoje aqui comigo duas colegas que também são comentaristas. E aí a gente vai debater esse assunto. A Karina quer se apresentar? Falar um pouquinho de você também?

    00:00:50:05 - 00:01:16:11

    Karina Avila

    Muito obrigada, Humberto. Sim, eu não posso dizer muito que eu sou comentarista, mas eu vou tentar o máximo. Mas, na verdade, sou analista de pesquisa do World-Check há quatro anos e é o maior prazer estar aqui com vocês nessa nesse período, podendo dividir um pouquinho daquilo que a gente sabe o que está acontecendo no Brasil e colocar na realidade do World-Check

    00:01:16:17 - 00:01:22:24

    Karina Avila

    Como isso é aplicável e como isso pode te ajudar como cliente ou futuro cliente. Então é isso aí. Laura

    00:01:22:24 - 00:01:37:08

    Laura Bullock

    Meu nome, é Laura. E eu também sou analista de pesquisa do World-Check E eu estou aqui também na África do Sul. Mas eu estou menos tempo. Vou fazer três anos. Já fez três anos, agora eu não lembro.

    00:01:39:00 - 00:01:42:01

    Humberto Aleixo

    Depois de sair do país para te contar.

    00:01:42:14 - 00:01:43:11

    Laura Bullock

    A idade, chega.

    00:01:45:05 - 00:02:15:03

    Humberto Aleixo

    Todo mundo e você não chega porque tem uma razão. Vamos falar um pouquinho aí das eleições que aconteceram no último domingo, eleições bem emocionantes. Assim, não se esperava que fosse tão emocionante assim. As pesquisas apontavam um resultado. A gente teve um resultado diferente do que foi apontado, mas enfim, ainda assim, com muita emoção.

    00:02:15:03 - 00:02:24:21

    Humberto Aleixo

    Teve muita coisa engraçada que aconteceu. Teve algumas situações inusitadas. Enfim, vamos falar um pouquinho sobre isso?

    00:02:24:21 - 00:02:28:11

    Karina Avila

    Vamos, claro. Você quer começar, Laura?

    00:02:29:10 - 00:02:37:09

    Laura Bullock

    Pode ser gente. Vocês viram aquele homem que colou as teclas da urna?

    00:02:37:09 - 00:03:00:07

    Karina Avila

    Foi com cola. Acho que foi ele. Colou dois números e a reação dele era de fazer com que aqueles números não funcionassem. Para as pessoas não votarem naquele específico candidato. Engraçada o povo brasileiro. Esse jeitinho brasileiro de fazer as coisas não tem igual.

    00:03:00:10 - 00:03:04:04

    Humberto Aleixo

    Criatividade do brasileiro. É algo assim.

    00:03:04:04 - 00:03:10:14

    Laura Bullock

    O que passa na cabeça da pessoa pra levar uma cola?

    00:03:10:14 - 00:03:11:02

    Karina Avila

    Para urna gente

    00:03:11:02 - 00:03:12:03

    Laura Bullock

    O arremate a gente.

    00:03:13:11 - 00:03:13:22

    Karina Avila

    Realmente.

    00:03:14:06 - 00:03:20:05

    Humberto Aleixo

    Quando é uma cola, tá tudo bem. O que não pode levar é faca. Vocês ficaram sabendo?

    00:03:20:05 - 00:03:21:07

    Laura Bullock

    Aquilo foi perigoso.

    00:03:22:06 - 00:03:34:23

    Karina Avila

    É uma coisa. E tem gente que leva criança para votar. A gente se coloca todo assim. Um povo num risco ou no que não tem nada a ver com eleição.

    00:03:35:10 - 00:03:40:09

    Laura Bullock

    Mas antigamente, quando a eleição não era arriscada, eu já fui votar com os meus pais. Antigamente.

    00:03:41:07 - 00:03:52:16

    Karina Avila

    Sim, eu também. Mas agora meu, a gente sabe que esse pessoal não são os mesmos e o povo vai com uma faca. Entrou, o cara entrou com uma faca.

    00:03:54:00 - 00:04:03:10

    Humberto Aleixo

    Com uma faca. A gente esperava as coisas mais inusitadas possíveis na faca, cola famosos furando fila e.

    00:04:05:13 - 00:04:07:09

    Laura Bullock

    Você sabe com quem você está falando?

    00:04:08:17 - 00:04:10:03

    Humberto Aleixo

    A famosa carteirada.

    00:04:10:08 - 00:04:10:18

    Karina Avila

    E.

    00:04:12:11 - 00:04:13:17

    Humberto Aleixo

    Santinhos.

    00:04:13:20 - 00:04:43:03

    Karina Avila

    Sujeira para tudo quanto era lado, os santinhos e houve algumas fotos. Os santinhos cobriram o chão e teve gente que foi presa pela distribuição de santinhos até ex- vereador que eu não vou citar nome aqui, mas ex-vereadores foram presos pela distribuição de santinho. Poxa, você sabe que não pode. Vai lá. Além de fazer o que é proibido, vai lá e faz uma sujeira danada.

    00:04:43:03 - 00:04:51:03

    Laura Bullock

    Não é fácil, né? Aí depois chove. O bueiro entope o povo. Ué, porque aqui meu bairro está inundado?

    00:04:51:11 - 00:05:11:19

    Humberto Aleixo

    Será que aconteceu? Além da questão também de que as pessoas iriam votar com medo na algumas pessoas, elas evitavam certas cores, que eram associados a ideologias políticas ou a partidos políticos para evitar sofrerem agressões ou até uma situação pior.

    00:05:12:19 - 00:05:43:00

    Karina Avila

    Desculpa Humberto. Eu falei com uma senhora no Brasil que ela é acima de 70 anos e ela realmente falou Eu não preciso votar porque eu sou isenta devido à idade e ainda mais eu estou com medo de ir votar, porque os murmúrios eram de que poderia ser uma coisa meio violenta por causa das Forças Armadas, do Exército na rua, de tanto controle.

    00:05:43:11 - 00:05:50:10

    Karina Avila

    Então a gente não sabia mais ou menos que ia fazer o que ia acontecer. E essa senhora não foi votar porque ficou com medo.

    00:05:51:03 - 00:05:57:13

    Laura Bullock

    Gente, mas ainda não foi esse caos todo que estava todo mundo esperando que a eleição transcorreu.

    00:05:58:06 - 00:05:59:13

    Humberto Aleixo

    Rolou tudo em paz.

    00:05:59:20 - 00:06:12:07

    Laura Bullock

    Extamente. Teve uma coisinha aqui, outra ali. Mas graças a Deus não teve esse muito problema, apesar da que teve mais de 900 ocorrências de crime, né?

    00:06:12:19 - 00:06:42:23

    Humberto Aleixo

    Você tocou num ponto aí que já ia trazer para a mesa, para a gente discutir, né? Além dos crimes de colar urna, trazer faca, crime de meio ambiente que é poluir as ruas e tudo mais com santinhos. Vou falar um pouquinho dos crimes eleitorais que a gente viu aí. Uma incidência um pouco grande. E aí, quando a gente fala de crimes eleitorais, a gente fala de assuntos bastante específicos que vocês querem abordar?

    00:06:43:07 - 00:06:45:04

    Humberto Aleixo

    Já para a gente começar, comentar?

    00:06:46:07 - 00:07:08:14

    Karina Avila

    Então existem alguns crimes eleitorais e nem todos, na verdade, são relevantes para nós, como World-Check. Então assim, tipo crime de boca de urna. Faz ou não faz,? Não faz. O crime de compra de votos e corrupção eleitoral, com certeza, com certeza.

    00:07:09:04 - 00:07:09:24

    Humberto Aleixo

    Relevante.

    00:07:10:08 - 00:07:42:18

    Karina Avila

    E relevante. Nós incluímos, vamos ter alguns, vamos ter algumas pessoas que nós vamos ter, que incluir no World-Check devido a compra de votos. E os casos que foram imensos! Acharam um montante de dinheiro, ao todo perto de R$ 2 milhões  em dinheiro vivo, em pacotinhos. Tudo bonitinho, organizado, tipo não dá para falar não.

    00:07:42:18 - 00:08:18:01

    Karina Avila

    Não estava usando esse dinheiro para outra coisa. Então, como foram pegos em flagrante mesmo e também apreenderam algumas cestas básicas que estavam lá, todas prontinhas para, claro, os sabotadores, os eleitores que são mais humildes, né? Eles só aceitam alguma coisa que seja uma cesta básica, um alimento porque a necessidade deles é tão desesperadora que eles nem se preocupam com o dinheiro que estava a empacotadinho.

    00:08:18:03 - 00:08:21:09

    Karina Avila

    Isto é para um outro nível de eleitor.

    00:08:21:16 - 00:08:22:06

    Laura Bullock

    Eu acho isso muito triste.

    00:08:22:06 - 00:08:56:07

    Karina Avila

    Mas é muito triste fazer o abuso do poder econômico e tentar comprar esse voto mesmo. Então tem que existir assim um valor em relação, ah eu dou para você isso e você vota nesse candidato. Então isso aconteceu muito e na verdade, os números mostram aqui que Minas Gerais foi o caso que aconteceu. Os maiores casos, maior número de casos de crime eleitoral e depois Goiás e Paraná.

    00:08:57:02 - 00:09:10:19

    Karina Avila

    Então, assim eu vejo o Paraná como como um Estado que é super, como que a gente fala, um Estado avançado, o Estado não.

    00:09:10:19 - 00:09:11:24

    Humberto Aleixo

    Que concentra bastante riquezas.

    00:09:12:11 - 00:09:21:02

    Karina Avila

    E isso isso mesmo. E eu fiquei meio chocada com a questão do Paraná. Mas está aí, gente, é uma realidade do Brasil.

    00:09:21:18 - 00:09:59:17

    Humberto Aleixo

    Eu acredito Karina que assim a situação econômica que o país vive não é das mais favoráveis. Enfim, as dificuldades. Elas estão aí em toda parte. E eu acho que a questão do Covid, tudo isso se agravou ainda muito mais com o desemprego está aí. Enfim, as pessoas estão tentando sobreviver de alguma maneira. E aí, infelizmente, nós temos ainda um cenário político de coronelismo, palavra que se aproveita da fragilidade das pessoas para também angariar mais eleitores.

    00:10:00:06 - 00:10:26:06

    Karina Avila

    É muito triste e também eu escutei sobre dois casos de pessoas que foram votar e chegaram na seção eleitoral e o que tinha acontecido? Já é o título eleitoral deles. Já havia sido utilizado por outra pessoa e eles não tiveram opção de votar no candidato que eles tinham escolhido. Então tem que ter. Teve gente, mulher, queria abrir um B.O policial.

    00:10:26:17 - 00:10:49:22

    Karina Avila

    Daí falaram para ela que não era caso de polícia, que tinha que falar com o presidente da Mesa. Ela estava lá toda chateada, que não pode votar. Mas são casos pequenos, mas que se a gente juntar um caso ali, um caso ali, um caso aqui vira um montante de eleitores que que poderiam ter exercído o direito do voto.

    00:10:50:08 - 00:10:58:14

    Karina Avila

    O direito da democracia e ficaram ali a ver águas porque na verdade, não conseguiram fazer o que gostariam.

    00:10:59:15 - 00:11:20:19

    Humberto Aleixo

    A gente, além dessas casos aí de compra de votos, a gente vê também outros tipos de crimes eleitorais que não necessariamente envolvem compras, mas, por exemplo, abuso de poder econômico, fraude de cota de gênero. Laura, o que é que você pode comentar a respeito disso?

    00:11:21:12 - 00:12:11:19

    Laura Bullock

    Olha, alguns desses crimes não vão parar na nossa database tão cedo porque eles exigem investigação, denúncia, alguma decisão do Tribunal Eleitoral, seja regional, seja do Superior. A cota de gênero. Ela é uma decisão relativamente recente e é de 30% a 70% dos candidatos do partido ou da coligação. Eles têm que ser do gênero feminino. Então se muitos... O que a gente viu na eleição de 2020 foi que muitos partidos, eles utilizaram de candidaturas laranja para poder suprir esse mínimo de 30% de.

    00:12:11:19 - 00:12:12:05

    Humberto Aleixo

    Atingir a cota

    00:12:12:06 - 00:12:50:21

    Laura Bullock

    Exatamente. E a gente viu, pelo menos no World-Check que bastante partido, tendo suas candidaturas cassadas mesmo depois de eleitos, inclusive suplentes, por causa do desce dessa candidatura laranja de mulheres que às vezes não receberam nenhum voto ou que não fizeram nem campanha, nem elas mesmo votaram nelas. Mesmo não tendo a família nada. Pois é, então vamos ver o que vai acontecer agora na eleição de 2022, mas assim a eleição de 2020 demorou aí um ou dois anos para esses casos de fato serem decididos e entrarem no World-Check.

    00:12:51:09 - 00:13:19:17

    Laura Bullock

    Mas eu gostaria de deixar um outro dado aqui, que é da eleição da bancada feminina, porque a gente tem essa cota de 30, 70%. Mas quantas mulheres são eleitas de fato? Nesse ano foram 91 mulheres eleitas para o Congresso Nacional, ou seja, 18%. Assim aumentou a porcentagem, mas ainda falta um tantinho assim pra que de fato seja mais representativo.

    00:13:20:10 - 00:13:27:00

    Karina Avila

    A mulherada está mais envolvida com política. É uma coisa boa, uma coisa boa.

    00:13:27:24 - 00:13:35:11

    Humberto Aleixo

    A verdade é se eu não me engano também. Essa eleição marcou a história que a gente teve em São Paulo. A primeira mulher trans, não é isso eleita?

    00:13:35:23 - 00:13:51:22

    Laura Bullock

    E isso é de todas as mulheres eleitas para o Congresso Nacional. Duas são trans, mas também teve algumas eleitas para o Congresso Estadual, que eles chamam de Assembleia Legislativa, Estadual.

    00:13:52:04 - 00:14:02:22

    Humberto Aleixo

    Então, assim como essas investigações demandam tempo, eu acredito que nesse momento, Laura, você ainda não tem nenhum dado para a gente referente à eleição que aconteceu no domingo, ainda muito recente, não é isso?

    00:14:03:14 - 00:14:28:11

    Laura Bullock

    E ainda é muito recente, mas eu acredito que esse tipo de decisão relacionado à cota de gênero e se tiver algum caso, a gente vai reportar. Eles eu acreditam no que vem no próximo, porque é um pouco mais demorado e a gente tem que seguir os trâmites legais e a gente não pode reportar em nenhuma especulação. A gente tem que esperar a decisão chegar.

    00:14:29:02 - 00:14:46:02

    Humberto Aleixo

    É na experiência de vocês. Esses casos ocorrem com frequência no World-Check? Vocês veêm com bastante frequência? Esse tipo de relato de compra de voto, de abuso de poder econômico ou de fraude de cota de gênero?

    00:14:46:23 - 00:14:56:22

    Karina Avila

    Sim. A gente vê bastante, principalmente quando a gente chega perto do período eleitoral, quando as coisas ainda estão fervendo.

    00:14:56:22 - 00:14:59:01

    Humberto Aleixo

    Assim está mais em evidência.

    00:14:59:10 - 00:15:22:09

    Karina Avila

    E mais em evidência. Sim, existe. Claro que há casos e caso e casos. Compra de votos é uma coisa natural. Abuso de poder econômico quando tem o poder sobre outras pessoas, eu tenho o poder de segurar aquele emprego daquela pessoa, naquele tal lugar, naquela empresa. E eu sou o patrão. E eu posso dizer, usar o meu poder econômico.

    00:15:22:10 - 00:15:37:01

    Karina Avila

    Posso entre parênteses, mas a pessoa usa o poder de dizer se você não votar nessa pessoa, você perde seu emprego. O que é uma coisa muito triste, porque a gente precisa ter o direito de liberdade para votar.

    00:15:37:04 - 00:15:38:19

    Humberto Aleixo

    Passa coagir a pessoa.

    00:15:39:04 - 00:16:04:23

    Karina Avila

    Exatamente exatamente, mas em algum momento o World-Check está com os olhos bem abertos e em algum momento essas pessoas vão ser pegas quando o crime relacionado ao fato ocorrido for um crime que se inclui no nosso, na nossa, como se fala palavras do nosso critério.

    00:16:06:03 - 00:16:06:16

    Humberto Aleixo

    No nosso que?

    00:16:07:03 - 00:16:07:22

    Laura Bullock

    Banco de dados.

    00:16:08:15 - 00:16:09:08

    Humberto Aleixo

    Ah sim, banco de dados.

    00:16:09:19 - 00:16:10:19

    Laura Bullock

    A gente tem que incluir no banco de dados.

    00:16:11:14 - 00:16:29:04

    Karina Avila

    Então, quando o crime for o referente, os critérios de inclusão no banco de dados, nós conseguimos colocar o registro e fazer criar o perfil dessa pessoa relacionada a esse tipo de crime.

    00:16:30:05 - 00:16:31:05

    Humberto Aleixo

    Não legal, bacana.

    00:16:31:18 - 00:17:02:16

    Laura Bullock

    Eu acho. Eu acho também interessante delimitar o que acontece antes e depois. Esses crimes que a Karina falou que é de compra de voto ou de coação e tudo mais. Ele geralmente, eles acontecem com maior frequência antes das eleições serem decididas. E que os crimes de fraude eleitoral, de cota de gênero e tudo mais eles acontecem depois. A gente, a gente reporta eles mais depois das eleições, porque, enfim, como é.

    00:17:02:20 - 00:17:03:00

    Karina Avila

    Mais.

    00:17:03:00 - 00:17:05:20

    Laura Bullock

    Precisamente na natureza, cada crime é.

    00:17:06:06 - 00:17:07:07

    Humberto Aleixo

    A tipologia.

    00:17:07:18 - 00:17:09:01

    Laura Bullock

    Exatamente.

    00:17:09:01 - 00:17:44:04

    Karina Avila

    Mas assim, olhando para tudo isso, nós vamos para o segundo turno pessoal e assim, eleição causa transtorno e, principalmente, transtorno na vida pessoal. Então, se você ainda não teve uma briga com um familiar durante o almoço, se você não fez um dislike ou tirou um amigo do Twitter e você ainda tem a chance que realmente a eleição traz discórdia, mas você ainda tem a chance.

    00:17:44:22 - 00:18:02:01

    Humberto Aleixo

    A gente. O nosso tempo está pertinho e estamos chegando aqui ao final do nosso primeiro episódio do nosso podcast. Vamos fazer as considerações finais. Laura, a expectativa é para as eleições daqui a três semanas.

    00:18:02:01 - 00:18:11:13

    Laura Bullock

    A minha maior expectativa é que os 30%, se eu não me engano, de gente que não foi votar. Gente, vamos votar, por favor.

    00:18:11:13 - 00:18:24:04

    Karina Avila

    Sim. Importante é estar exercendo o seu direito. É um momento histórico para país. Tem muita gente que não gosta de votar, mas vai votar.

    00:18:24:04 - 00:18:24:17

    Laura Bullock

    Vai votar.

    00:18:25:06 - 00:18:32:18

    Karina Avila

    E vai exercer a sua, o seu direito de cidadão e escolher quem você quer para estar lá na presidência.

    00:18:32:20 - 00:19:06:23

    Humberto Aleixo

    Exercer o seu direito a democracia. Com certeza nós teremos os debates que nós tivemos aí, debates anteriormente com ataques mútuos. Investigue e vá atrás. Busque informação a respeito das propostas do seu candidato. Veja o que ele propõe para economia, para educação, para a saúde. Evite fake news, tem dúvida, pesquise hoje nos sites do Tribunal Superior Eleitoral. Enfim, não acredite em correntes de WhatsApp.

    00:19:07:11 - 00:19:13:16

    Humberto Aleixo

    E é isso. Boa sorte para o nosso país. Daqui a três semanas é que veremos.

    00:19:14:06 - 00:19:15:02

    Karina Avila

    E que vença.

    00:19:15:06 - 00:19:16:22

    Humberto Aleixo

    E que vença o melhor

    00:19:17:13 - 00:19:28:17

    Karina Avila

    Exatamente. Tem gente que não gosta de política, mas como você estava falando outro dia, espinafre a gente não gosta também, mas precisa.

    00:19:28:21 - 00:19:29:14

    Humberto Aleixo

    Mas precisa.

    00:19:29:15 - 00:19:30:10

    Karina Avila

    Não é Humberto?

    00:19:31:08 - 00:19:33:08

    Humberto Aleixo

    É um mal necessário.

    00:19:33:08 - 00:19:36:16

    Karina Avila

    Então precisamos ir votar pessoal, exatamente.

    00:19:36:16 - 00:19:44:01

    Humberto Aleixo

    Boa sorte! Você não escolhe. Alguém vai escolher por você exatamente. Obrigado, gente!

    00:19:44:01 - 00:19:45:05

    Laura Bullock

    Então obrigada!

    00:19:45:06 - 00:19:48:12

    Humberto Aleixo

    Prazer de contar com a participação de vocês até a próxima.

    00:19:49:00 - 00:19:50:10

    Karina Avila

    Tchau Brasil! Próxima!

    00:19:50:14 - 00:19:52:06

    Laura Bullock

    Tchau Brasil!