00:00:09:12 - 00:00:28:08
Karina Avila
Um muito bom dia a todos que estão nos ouvindo. Nós estamos de volta aqui com nosso segundo episódio de Desenrola Brasil. Para você que não assistiu o primeiro episódio? Nós somos analistas de pesquisa do World-Check Estou aqui com o Humberto e com a Laura
00:00:29:02 - 00:00:29:19
Laura Bullock
Oi gente.
00:00:30:24 - 00:00:45:24
Karina Avila
E nós estamos aqui hoje para fazer um bate papo sobre os últimos acontecimentos das eleições de 2022, mais precisamente sobre o segundo turno. Galera, vamos então falar sobre o que rolou.
00:00:46:11 - 00:00:57:18
Humberto Aleixo
Vamo que vamo gente! Vamos lá falar um pouquinho sobre o segundo turno. Nas coisas que aconteceram, as presepadas, embora que dessa vez foi um pouquinho mais tranquilo, né?
00:00:58:17 - 00:00:59:06
Karina Avila
Niguém tentou
00:00:59:07 - 00:01:00:04
Laura Bullock
Colar tecla de urna
00:01:00:18 - 00:01:27:06
Humberto Aleixo
Ninguém tentou assassinar ninguém com faca. Pelo menos que a gente tenha conhecimento. Mas antes que a gente comece, eu acho que é importante a gente informar que esse podcast não é um podcast de política. Nós não somos cientistas ou comentaristas políticos, como a Karina mencionou. Nós somos analistas de risco e aí, obviamente, a gente está trazendo aqui o assunto das eleições para que o assunto em evidência no momento.
00:01:28:12 - 00:01:52:14
Humberto Aleixo
A gente está gravando aqui numa terça feira. As eleições foram dois dias atrás, então é um assunto que ainda está muito na moda e muito em alta, digamos assim. Mas os próximos episódios vão ser relacionados a risco também e não perca. Já vou dar um spoiler que os próximos, que pelo menos o próximo episódio vai ser sobre a Copa do Mundo e os riscos envolvidos.
00:01:53:00 - 00:01:57:23
Humberto Aleixo
Tá bom, mas antes de começar vai ser bem interessante, hein? Será que está rolando lá no Catar?
00:01:59:04 - 00:02:00:00
Laura Bullock
Será que o hexa vem?
00:02:01:23 - 00:02:03:09
Humberto Aleixo
Eu não sei...
00:02:03:13 - 00:02:03:21
Laura Bullock
Vem hexa!
00:02:06:23 - 00:02:11:03
Karina Avila
Sim. O hexa. O hexa deve vir, né?
00:02:11:15 - 00:02:17:00
Humberto Aleixo
Acho que futebol não é muito a praia da Karina, né Karina?
00:02:17:00 - 00:02:22:14
Karina Avila
Eu não. Eu gostava, mas o hexa. Eu pensei que a Laura está falando de uma pessoa.
00:02:23:20 - 00:02:24:24
Humberto Aleixo
Ai eu.
00:02:25:01 - 00:02:26:01
Laura Bullock
Sei quem eu.
00:02:28:06 - 00:02:37:11
Karina Avila
Não, mas eu gosto futebol sempre posso muito futebol, mas vamos falar um pouquinho dos riscos envolvidos na politicagem do Brasil.
00:02:38:12 - 00:03:06:23
Humberto Aleixo
Vamos falar um pouquinho do balanço geral das eleições. Então, nós tivemos o segundo turno no domingo. Não faltou emoção até o último minuto, até o último minuto mesmo, diga se de passagem. Aí, em 2018, o TSE já foi possível reportar o resultado final das eleições por volta de 76% das urnas apuradas. Se não me engano, ou um pouquinho mais que isso.
00:03:07:12 - 00:03:33:18
Humberto Aleixo
E aí, dessa vez não. Dessa vez assim foi realmente emoção até o último minuto. Se não me engano, o TSE só confirmou a vitória do do presidente eleito Lula, com 99% das urnas apuradas. E ainda assim ficava aquela expectativa lá vira ou não vira? O que é que acontece? Duas regiões que ficaram por último, o Nordeste e Sudeste.
00:03:34:06 - 00:03:45:15
Humberto Aleixo
E aí foram essas duas regiões aí, basicamente os responsáveis pela eleição, pelo terceiro mandato e que vem acontecendo. Do nosso então presidente eleito Lula e.
00:03:46:08 - 00:03:47:10
Laura Bullock
Diferença de mais 2 milhões de votos.
00:03:48:13 - 00:03:51:00
Humberto Aleixo
2 milhões é muito pouco, muito.
00:03:51:00 - 00:04:24:12
Karina Avila
Foi muito pouco. Foi super arrochado. Os meus amigos nordestinos falam, mas então tem um fato curioso de curiosidade que não sei se vocês leram alguma coisa sobre isso, mas Minas Gerais e Amazonas eles sempre têm o resultado final nesses estados como o resultado correto para uma situação nacional em.
00:04:24:12 - 00:04:26:09
Humberto Aleixo
Quem ganha lá, ganha a eleição geral.
00:04:27:08 - 00:04:33:09
Karina Avila
Como isso acontece e como eles são tão bons? Isso vem acontecendo já há alguns anos, né?
00:04:33:22 - 00:04:56:01
Laura Bullock
E eu não. Eu não. Eu não sabia do Amazonas, mas de Minas, porque eu sou de lá. Eles falam que o eleitor de Minas, ele retrata bem o eleitor do resto do Brasil, porque tem aquela parte mais de cima, superior que eu esqueci o nome, agora em português, que é mais perto do Nordeste, que já tem um perfil e tem a parte mais ao Sul.
00:04:56:01 - 00:05:17:10
Laura Bullock
Acho que é que tem a parte mais ao Sul, que já tem um perfil mais parecido com São Paulo. Aí tem a parte mais a oeste, que tem um perfil mais parecido com Mato Grosso. Então aí eles falam isso aqui em Minas, além de ser o segundo estado mais populoso do Brasil, ele tem essa característica bem diversificada que cada pedacinho de Minas tem uma identidade maior.
00:05:17:23 - 00:05:24:09
Karina Avila
Exatamente isso. São muitas culturas dentro de um lugar só, né?
00:05:24:24 - 00:05:51:04
Humberto Aleixo
É verdade isso aí que você está falando Laura, Porque os dados do TSE apontam que o Lula venceu no interior do estado de Minas Gerais, enquanto que o Bolsonaro venceu em Belo Horizonte, que é a capital. E a capital, ela reflete um pouquinho mais aí o que era tendência no restante dos estados da região Sudeste, que era São Paulo, Minas e Espírito Santo, enquanto que o interior ele meio que se aproximou demais.
00:05:51:10 - 00:06:01:00
Humberto Aleixo
Mostra aí os números do que do que foi refletido no Nordeste. Mas aqui foi a vitória maciça do até então candidato Lula.
00:06:02:04 - 00:06:03:04
Karina Avila
Isso mesmo.
00:06:03:04 - 00:06:04:02
Laura Bullock
Exatamente.
00:06:05:01 - 00:06:06:12
Humberto Aleixo
E a tradição continua.
00:06:07:18 - 00:06:08:18
Laura Bullock
Vamos ver até quando.
00:06:11:00 - 00:06:21:12
Karina Avila
Vamos ver se eles vão continuar acertando. Temos aí mais quatro anos pra eles traduzirem a realidade e botar isso na urna.
00:06:22:08 - 00:07:00:00
Humberto Aleixo
Então vamos voltando um pouquinho, voltando um pouquinho para antes da eleição para a semana da eleição, no segundo turno, digamos assim. Teve um fato aí que ficou bastante em evidência na mídia e tudo mais uma possível fraude eleitoral devido às inserções da campanha do candidato Bolsonaro nas rádios do Nordeste. E aí isso teria desequilibrado, o resultado final poderia ter desequilibrado, digamos assim, o resultado final das eleições em favor de um candidato.
00:07:00:20 - 00:07:33:05
Humberto Aleixo
E aí queria que a gente comentasse um pouquinho. Obviamente que o o levantamento aí que foi feito pelo comitê de campanha do candidato Bolsonaro, ele foi rejeitado pelo TSE, que entendeu que não houve fraude eleitoral, mas queria que comentassem um pouquinho a respeito disso. O que é que vocês acham? Se houve, talvez uma possível fraude eleitoral ou se houve talvez um possível tumulto aí eleitoral?
00:07:33:22 - 00:07:35:04
Humberto Aleixo
Vamos falar um pouco a respeito disso.
00:07:36:09 - 00:08:02:01
Karina Avila
Então, na verdade, a situação foi uma denúncia que foi apresentada pelos mesmos membros da campanha do então ex-presidente. Então, no momento, ainda é verdade. Estou querendo por ele para fora. Não pode, presta atenção.
00:08:02:01 - 00:08:07:20
Humberto Aleixo
Me lembrar Roberto Justus Você está demitido!
00:08:07:20 - 00:08:42:15
Karina Avila
Não está, não está. Foi, demitido pelo Brasil, mas ainda não está ainda na posição de nosso presidente. Parece ser isso mesmo. Então, então foi uma denúncia apresentada por membros da campanha do Bolsonaro e então, na verdade, pelo meu conhecimento no momento e pelas pesquisas feitas, não existe nada que seja formal e que venha de um de um. Como o que a gente fala é um tribunal ou um órgão competente.
00:08:42:15 - 00:09:10:19
Karina Avila
Isso mesmo, Laura. Então, assim, no momento que são as especulações, é que é claro que só entendidas a gente quando a gente está assim, numa disputa tão acirrada e a gente quer lutar por cada pouquinho que a gente pode. E ele, como candidato, teve o seu direito de se expressar e talvez reclamar de uma situação que talvez, na verdade não tenha sido verdade, né?
00:09:11:05 - 00:09:24:00
Karina Avila
Então, assim não é a nossa oposição. A nossa opinião é que o que nós estamos só conversando sobre o acontecido, mas até o momento não existe uma denúncia formal.
00:09:25:21 - 00:09:31:07
Humberto Aleixo
E foi uma situação inusitada. Desculpa a parte, pode continuar lá o clube, depois você.
00:09:31:20 - 00:09:39:13
Laura Bullock
Os partidos. E eles têm a responsabilidade de enviar a propaganda eleitoral deles para pra ser veiculada, né?
00:09:40:05 - 00:09:44:21
Humberto Aleixo
Então eu é fiscalizar também.
00:09:44:22 - 00:10:05:07
Laura Bullock
Então eu, particularmente, a gente sabe que está sob investigação, mas não tem nenhuma informação muito precisa a respeito de isso ser um crime eleitoral ou não. De isso ser... Como é que se chama False Report?
00:10:05:07 - 00:10:08:06
Karina Avila
Uma suposta falsa denúncia dessas?
00:10:08:21 - 00:10:09:15
Humberto Aleixo
Inverídica.
00:10:10:11 - 00:10:15:24
Laura Bullock
Inverídica exatamente. Mas não sabe. Está sob investigação ainda vamos ver.
00:10:16:15 - 00:10:47:16
Humberto Aleixo
E é uma situação inusitada, até porque quando eu mencionei, cabe aos comitês de campanha fiscalizar ou não a veiculação das propagandas eleitorais. E, obviamente que os comitês de campanha, eles não têm braço para eles mesmos fiscalizar em um país inteiro . São 27 estados da Federação, são milhões de pessoas. Aí então imagina quantas rádios locais ou tevês locais?
00:10:48:00 - 00:11:15:13
Humberto Aleixo
Então, obviamente que eles contratam consultorias para fazer esse trabalho para os comitês políticos, os comitês de campanha. E aí, obviamente, se houve uma falha nesse processo, aí eu, via de regra, os comitês de campanha que devem ser responsabilizados e aí não caracterizaria como fraude eleitoral, até porque eles provavelmente eles iriam perder informação a tempo e aí corrigir esse gap.
00:11:15:23 - 00:11:21:03
Humberto Aleixo
Mas enfim, é um processo que está sendo investigado e aí a gente vai ver qualquer conclusão depois.
00:11:21:03 - 00:11:23:21
Karina Avila
Exatamente.
00:11:24:24 - 00:12:08:09
Humberto Aleixo
Mas além disso também a gente pode falar também um pouquinho aí do provável uso indiscriminado da máquina pública. E agora a gente está falando do dia da eleição em si, onde a gente teve várias blitze da Polícia Rodoviária Federal na grande maioria em regiões do Nordeste. E muito embora.. como é que fala gente? Os nomes. os coronéis ou o alto escalão da Polícia Rodoviária, isso negue que houve alguma tentativa de fraude eleitoral no processo que está em curso e sendo investigado pelo pelo TSE para verificar uma possível fraude.
00:12:08:19 - 00:12:10:20
Humberto Aleixo
Como posso você veêm isso assim?
00:12:10:20 - 00:12:24:05
Karina Avila
É um fato interessante. Humberto Porque a gente sabe que o Nordeste é uma população que gosta do presidente eleito e do novo presidente. Eles são mais chegados.
00:12:24:05 - 00:12:25:05
Humberto Aleixo
Reduto petista, né?
00:12:25:08 - 00:12:53:09
Karina Avila
E isso existe uma comunidade petista lá. Então, assim, pensando que poderia ter existido alguma coisa nesse sentido, não é de se duvidar não. Porque é uma coisa que a gente não pode deixar de lado e que tem que ser realmente investigada pelas autoridades, porque é o que vai mudar o resultado, né? Mas temos que abordar.
00:12:54:00 - 00:13:15:19
Laura Bullock
Dentre as 500 a aproximadamente 560 ações da PRF, mais de 200 foram efetuadas no Nordeste. Assim, entre um pouco mais um pouco menos de 50%, não sei precisar, porque eu não fiz essa matemática, mas foram concentradas nessa única região do país.
00:13:16:01 - 00:13:18:11
Humberto Aleixo
É verdade.
00:13:18:11 - 00:13:25:15
Laura Bullock
A gente vamos falar de coisa boa? Vamos falar da transição?
00:13:26:13 - 00:13:29:19
Karina Avila
O que vai acontecer agora para gente? Fala Laura.
00:13:29:22 - 00:13:40:14
Laura Bullock
Então, por lei, Lei 10609 de dezembro de 2022, diretamente do futuro
00:13:40:14 - 00:13:40:23
Humberto Aleixo
Começou agora
00:13:44:02 - 00:14:14:16
Laura Bullock
De 2002, dispõe sobre a instituição de uma equipe de transição. Então, essa equipe de transição é um direito garantido por lei. E essa equipe pode ter até 50 pessoas. Eles tomam posse desses cargos em dois dias. Pode começar a partir de dois dias úteis após o segundo turno. E eles têm que sair dez dias após a posse, até dez dias após a posse do novo presidente.
00:14:16:03 - 00:14:29:09
Laura Bullock
E quando há indicação de coordenador da equipe de transição, ela recai sobre alguém do Poder Legislativo. Essa pessoa ela toma um cargo de ministro extraordinário.
00:14:29:23 - 00:14:36:04
Karina Avila
O povo fica importante.
00:14:36:19 - 00:14:40:14
Laura Bullock
Essa equipe ela tem por objetivo.
00:14:40:23 - 00:14:41:06
Karina Avila
Pegar.
00:14:41:06 - 00:15:10:14
Laura Bullock
Informação de contas públicas, programas de governo, projeto e tudo mais para fazer a transição, requisitar documento e, enfim. E também tem a posse que aí os nossos clientes vão chegar lá no World Check falar assim, mas não tem o nome de ninguém ainda de governador ou presidente, vice coordenador e vice presidente. Há o Legislativo. A posse é somente em fevereiro.
00:15:10:14 - 00:15:15:02
Laura Bullock
Gente, 1 de fevereiro.
00:15:15:02 - 00:15:41:01
Humberto Aleixo
Já que vocês estavam falando da posse do presidente e do vice presidente. Aproveitar e falar um pouquinho aqui de PEPs. Aproveitando o gancho. Toda essa galera aí que foi eleita no primeiro turno, deputados federais, estaduais, senadores. Eles, obviamente serão PEPs. A partir do dia 1 de janeiro, quando eles assinaram uma ata de posse, de acordo com as diretrizes do Banco Central.
00:15:41:01 - 00:15:42:03
Humberto Aleixo
Não é isso, meninas?
00:15:42:17 - 00:15:47:12
Laura Bullock
Exatamente. É só um adendo. Que gente, assessor não é PEP, tá?
00:15:47:12 - 00:15:51:18
Humberto Aleixo
Assessor, não.
00:15:52:06 - 00:15:54:11
Karina Avila
Não é.
00:15:54:16 - 00:15:58:17
Humberto Aleixo
Não é nem suplente nem suplente.
00:15:58:22 - 00:16:03:24
Laura Bullock
Então só pode fazer jabá da nossa Academy?
00:16:04:23 - 00:16:06:03
Karina Avila
Pode fazer o quê Laura?
00:16:06:13 - 00:16:07:02
Humberto Aleixo
Jabá!
00:16:08:03 - 00:16:09:08
Karina Avila
O que quer o jabá?
00:16:09:18 - 00:16:10:10
Humberto Aleixo
O que você quer vender Laura?
00:16:11:01 - 00:16:11:04
Laura Bullock
Fazer propaganda!
00:16:11:19 - 00:16:14:20
Karina Avila
Cada dia eu aprendo uma palavra nova gente.
00:16:15:17 - 00:16:32:01
Laura Bullock
Mas a gente tem o Refinitiv Academy, que é pros nossos clientes também. E a gente também tem uma série de webinars. Para quem não é cliente, quiser também se inscrever e participar. O nosso último foi sobre PEP. Aí a gente falou bastante sobre isso.
00:16:33:01 - 00:16:38:10
Karina Avila
Verdade para você que não tem conhecimento do inglês especialmente pra você.
00:16:40:00 - 00:16:40:07
Humberto Aleixo
Não somente isso
00:16:40:07 - 00:16:41:05
Laura Bullock
Fazendo jabá
00:16:41:15 - 00:16:45:15
Humberto Aleixo
Fazendo um jabá, aproveitando aqui vai dando nosso peixe também, né, gente?
00:16:46:14 - 00:17:31:03
Karina Avila
Pensem então, gente, o que eu queria você pegar aqui? O gancho dessa conversa também é que existe uma equipe do World-Check trabalhando de uma maneira muito dura no momento pra estar inserindo e fazendo a transição dessas pessoas que foram votadas, dessas que se tornaram politicamente expostas e alguns deles não tinham nenhuma posição política no momento. Eles estão assumindo, então eles vão ser inseridos no nosso, na nossa, no nosso banco de dados, e os que já estavam em alguma posição se mudaram para uma outra posição, também politicamente expostas.
00:17:31:11 - 00:17:58:13
Karina Avila
A gente precisa fazer uma revisão e fazer um update dessa dessa pessoa e também aos novos políticos e aos que, aliás, não são os novos que eu já falei, mas aos políticos que saíram da posição e não foram eleitos para qualquer outra posição que seja apontada pelo Banco Central do Brasil como uma posição politicamente exposta.
00:18:00:11 - 00:18:29:13
Humberto Aleixo
Então, acho que a gente fez um trabalho legal. A gente cobriu aqui basicamente tudo o que aconteceu nas eleições. Aí, no segundo turno, tivemos a definição e o Lula foi eleito mais uma vez para o terceiro mandato. E aí a mensagem que fica é que nós temos um país dividido. Está meio a meio, os 50, 50 praticamente. E aí eu queria que vocês, meninas, fizessem as considerações finais a respeito disso.
00:18:29:13 - 00:18:49:19
Humberto Aleixo
Um pouquinho. E aí, até encerrando a nossa série de podcast a respeito de política, talvez mais pra frente a gente volte um pouquinho nesse assunto, surgindo algum outro tipo de risco em evidência. Mas, por enquanto, em relação a política, a gente tem uma parada por aqui, já que no próximo a gente já vai emendar com outro assunto Copa do Mundo não percam isso bem interessante.
00:18:49:19 - 00:19:04:21
Humberto Aleixo
Interessante sobre o Catar e as coisas que estão acontecendo por lá. Mas eu queria que vocês, meninas, fizessem suas considerações finais a respeito da expectativa para o futuro e da divisão do país.
00:19:04:21 - 00:19:33:06
Karina Avila
Tenham, acho sim, o novo presidente da um discurso após o resultado da eleição. E o que ele deixou bem claro é que, na visão dele, o brasileiro mostrou que deseja mais democracia. Então eu acho que isso. Então, acho que sim. É uma questão bastante importante para ser considerada. E assim a votação já foi feita. Gente, a escolha foi feita.
00:19:33:06 - 00:20:17:06
Karina Avila
Agora não dá para voltar atrás e assim, não deixando a minha opinião mais, eu espero realmente que o presidente seja um presidente de palavra, que esteja interessado nas pessoas, que esteja interessado em ver o país crescer economicamente. Porque ele até mencionou que a roda da economia vai voltar a girar. Então, assim a gente espere que a roda gire para o lado certo, para que a gente tenha um tipo de recuperação, recuperação econômica do Brasil, que tem sofrido há algum tempo e com isso toda população sofre também.
00:20:17:19 - 00:20:31:03
Karina Avila
E vamos ficar de olho nos PEPs gente. Eles estão ali porque nós o colocamos, colocamos. Alguns foram nomeados, está fora do nosso controle. Mas agora é esperar para ver o que acontece.
00:20:33:12 - 00:20:38:17
Laura Bullock
Falando em economia, o real foi a moeda que mais se valorizou ontem. Vocês viram isso?
00:20:40:04 - 00:20:42:22
Karina Avila
Não, não vi, não valorizou Mravilha!
00:20:43:07 - 00:20:44:12
Humberto Aleixo
E o dólar caiu hoje.
00:20:45:09 - 00:21:01:03
Laura Bullock
Exatamente por isso. Eu só espero que todo mundo tome posse direitinho e que daqui a quatro anos é possível votar de novo e daqui a oito de novo e depois de novo e de novo, de novo. Gente, porque democracia.
00:21:02:22 - 00:21:03:03
Karina Avila
Não.
00:21:04:05 - 00:21:41:10
Humberto Aleixo
Exatamente. Eu acho que a expectativa que fica é de realmente um governo para todos, Inclusive Karina, bem lembrado aí que o Lula mencionou isso no discurso de posse dele, que ele foi eleito por metade da população do Brasil. Mas ele vai governar para as duas metades. Então, assim a gente espera que isso realmente se confirme e que a gente vá pelo caminho certo, que a gente consiga se desenvolver e crescer como nação e que a gente possa ter um governo realmente inclusivo e um governo transparente.
00:21:41:22 - 00:21:55:06
Humberto Aleixo
E aí a gente consiga voltar para o patamar que a gente teve aí no passado de nação, referência global em termos de saúde, educação e tudo mais. Então.
00:21:55:16 - 00:21:57:01
Laura Bullock
Realmente?
00:21:57:16 - 00:22:10:21
Humberto Aleixo
Então, obrigado! Obrigada! E meninas, aí pela participação de vocês! E aí nós nos vemos de novo daqui a duas semanas. E agora no Catar!
00:22:11:10 - 00:22:11:21
Laura Bullock
Catar!
00:22:12:00 - 00:22:19:05
Karina Avila
Desenvoltura do Brasil . Tchau gente até mais.
00:22:19:24 - 00:22:22:08
Humberto Aleixo
Tchau.